Radio Streams
SA Radio
24/7 Radio Stream
VCY America
24/7 Radio Stream

CODE #

My Favorite Things
Home
NewsroomALL
Events | Notices | Blogs
Newest Audio | Video | Clips
Broadcasters
Church Finder
Webcast LIVE NOW!
Sermons by Bible
Sermons by Category
Sermons by Topic
Sermons by Speaker
Sermons by Language
Sermons by Date
Staff Picks
CommentsALL -31 sec
Top Sermons
Online Bible
Hymnal
Daily Reading
Our Services
Broadcaster Dashboard
Members Only

Igreja Batista Redenção
Pastores da IBR  |  São Paulo, Brazil
Contact Info | Edit
•  Email  |  Web
www.igrejaredencao.org.br
•  Twitter
•  Facebook
ADDRESS
Igreja Batista Redenção
Av. Gen. Ataliba Leonel, 3780
São Paulo - SP
02242-002
Brasil
Podcast + Codes
•  Apple iTunes | Video
SERMONS EMBED | Info
Mobile Apps | Info
•  ROKU TV
•  Apple TV
•  Chromecast
Enjoy sermons from this broadcaster
on a variety of mobile devices.
MyChurch: igrejaredencao | Set
MyChurch Code#: 63668
Our Blog
Post+
Search
  
Filter By

Salmo 148 - Tudo e Todos Adorando ao Senhor
MONDAY, AUGUST 10, 2020
Posted by: Igreja Batista Redenção | more..
140+ views
Certa vez, o seguinte anúncio apareceu em uma publicação inglesa: “Precisa-se de seis jovens corajosos para irem à China a fim de integrar a Cooperação Industrial Chinesa para uma China Democratizada e Industrializada. Eles ocuparão o lugar de George Hogg, jovem brilhante de 31 anos, pós-graduado em Oxford, que morreu de tétano no Noroeste da China, fora do alcance dos recursos médicos. Se alguém está disposto a correr o risco de ficar doente, suportar desconforto, comer apenas comida chinesa e falar chinês, pode se candidatar imediatamente na Sociedade Anglo-Chinesa de Desenvolvimento. Pessoas não preparadas para assumir riscos semelhantes não devem se candidatar”. Surpreendente, nisso tudo, são as qualificações demonstradas pelo jovem George Hogg que, além de suportar condições tão duras e desfavoráveis, precisava ser substituído por seis homens. O fato de suas raras qualificações serem bastante elevadas não permitia que fosse substituído por qualquer pessoa, motivo pelo qual um chamado de grande alcance foi feito na Inglaterra.

O Salmo 148 também é um chamado em larga escala a fim de se louvar alguém incomparável. O chamado à adoração do Senhor eterno é feito em duas esferas: a celestial (vv.1-6) e a terrena (vv.1-14). Entendendo-se que “céus e terra” é um modo de se ver toda a criação, os seres animados e inanimados convocados ao louvor servem figuradamente como partes de um todo, o qual é resultado da criação divina. Há quem entenda que a razão do efusivo louvor do salmo é a restauração nacional, talvez com base no último versículo. Apesar de o louvor do salmo caber muito bem em uma situação como essa — a localização no saltério em que o salmo foi colecionado até sugere essa circunstância —, o contexto real não fica tão claro assim. O que é bastante nítido é o fato de Deus estar exaltando seu povo e impedindo que ele fosse presa de outras nações. Como não poderia deixar de ser, os feitos de Deus são expostos como razões de se atender ao chamado, assim como os feitos de George Hogg serviram de padrão e de motivação ao chamado chinês. Por isso, o salmista aponta três razões para todos os seres adorarem ao Senhor.

A primeira razão para toda criatura adorar a Deus é a criação de tudo que existe (vv.1-6). A existência dos seres é motivo de adorarem seu criador. A primeira esfera do chamado se dirige aos céus (v.1): “Exaltai ao Senhor! Exaltai dos céus ao Senhor! Exaltai-o nas alturas!”. É claro que o termo “céu” pode assumir tanto uma conotação espiritual como física e as duas são abarcadas no chamado. Em primeiro lugar, na esfera espiritual, os anjos, provavelmente os primeiros seres criados (cf. Jó 38.4-7), são convocados a adorar a Deus (v.2): “Exaltai-o, todos os seus anjos! Exaltai-o, todo o seu exército!”. Já na esfera física, astros celestes recebem o chamado ao louvor (v.3): “Exaltai-o, Sol e Lua! Exaltai-o, todas as estrelas brilhantes!”. Quando seres inanimados são chamados ao louvor do criador — como Sol, Lua e estrelas —, há duas maneiras em que isso pode ser compreendido. Em primeiro lugar, de modo retórico, já que seres inanimados não podem exercer uma ação pessoal como essa. Em segundo lugar, não necessariamente separado do primeiro, de um modo passivo no qual o simples fato de existirem revela e exalta a grandeza do criador — assim, o próprio Deus produz louvor ao seu nome revelando quem ele é por meio da criação (Sl 19.1-4).

Seguindo essa linha retórica, o céu físico é chamado em dois planos a adorar a Deus, primeiro o cosmos, por meio da expressão “céu dos céus”, e, depois, a atmosfera, por meio da citação da chuva (v.4): “Exaltai-o, céu dos céus e as águas que estão em cima dos céus”. Nenhuma entidade acima da superfície terrestre escapa ao chamado. E há uma razão clara para tanto: a criação (v.5): “Eles devem exaltar o nome do Senhor, pois ele ordenou e eles foram criados”. Essa é uma excelente razão para se adorar ao Senhor, pois, além de envolver a própria existência dos seres que lhe devem louvor, o fato de Deus ser capaz de dar uma ordem e ela imediatamente se cumprir, principalmente na escala de uma criação universal, torna-o digno da admiração e exaltação de todos. Para qualificar um pouco mais a grandeza da obra criativa do Senhor, o salmista encerra a seção mostrando que a magnificência da criação não está somente no ato da sua formação, mas na manutenção da sua existência (v.6): “Ele os mantém para todo o sempre. Ele deu uma ordem e ela não passará”.

A segunda razão é a majestade do seu nome (vv.7-13). Se a primeira parte exigiu louvor a Deus nos céus, a segunda exige que a adoração seja promovida também na Terra, começando pelos mares (v.7): “Exaltai ao Senhor na Terra, monstros marinhos e todos os oceanos”. O chamado dos seres marinhos em primeiro lugar talvez se deva ao fato de, dentre todos os locais do planeta, os mares serem os mais distantes e de difícil acesso aos homens, principalmente no passado, fazendo-se o chamado no sentido do mais distante até o mais próximo, até chegar ao próprio ser humano. As forças da natureza, temíveis ao homem, são também convocadas a testemunhar o poder de Deus e lhe render glórias, já que a força que possuem vem das ordens divinas (v.8): “Fogo e granizo, neve e fumaça, vento tempestuoso que atende à sua palavra”. Os próximos a serem adicionados na lista dos adoradores são o relevo terrestre e a flora (v.9): “Montes e todas as colinas, árvores frutíferas e todos os cedros”. Estes são seguidos por todos os tipos de animal (v.10): “Os animais selvagens e todos os animais domésticos, répteis e aves que voam”.

O salmista, então, deixa o campo do chamado a seres impessoais e chega aos destinatários do texto, os homens, começando pelos de maior posição social (v.11): “Reis da Terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da Terra”. Ao fazer isso, o escritor transmite a ideia de que a majestade de Deus é, em muito, superior à majestade dos reis humanos. Se isso vale para os reis, vale também para cada ser humano, independente de idade, sexo ou posição social (v.12): “Rapazes e moças, também. Velhos junto com jovens”. Feito esse amplo chamado, o salmista apresenta a majestade de Deus, ou seja, sua dignidade real e autoridade efetiva sobre tudo que existe, como razão para a adoração coletiva (v.13): “Eles devem exaltar o nome do Senhor, pois somente o seu nome é excelso. Sua majestade está acima da Terra e dos céus”.

A última razão é a valorização do seu povo (v.14). Apesar do chamado amplo, poucos são os seres que atendem consciente e voluntariamente ao chamado. Já dissemos que os seres inanimados e impessoais só o fazem de modo passivo. Quanto aos anjos, a não ser aqueles que se rebelaram contra o Senhor, seguindo a Satanás, todos eles, os quais recebem a designação de “seus anjos” (v.2), de fato existem para exaltar a Deus e assim o fazem (Is 6.3; Hb 1.6; Ap 5.8-13). Entre a humanidade, apesar de o chamado ser amplo, boa parte resiste ao convite por viver em plena rebeldia contra o Senhor. Desse modo, o salmista se dirige àqueles que realmente tem as condições de atenderem ao chamado de exaltar a Deus por serem seus servos (v.14): “Ele exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus fiéis, dos filhos de Israel, povo próximo dele. Exaltai ao Senhor!”. A condição desses servos diante de Deus é exposta aqui para que se esmerem no louvor. Em primeiro lugar, Deus os beneficiou sobremaneira dentre todos os homens, o que, nesse caso particular, parece ocorrer por meio do fortalecimento militar de Judá diante de um povo inimigo — “ele exalta o poder do seu povo”. Em segundo, Deus aceita o culto prestado pelos seus servos ainda que eles não estejam à sua altura — “exalta... o louvor de todos os seus fiéis”. Em terceiro, o Senhor os aproximou de si, produzindo vantagens temporais e eternas — “povo próximo dele”. Tal valorização é motivação mais que suficiente para que seus servos se dediquem de todo coração à exaltação do seu Senhor, pelo que o salmo termina como começou: “Exaltai ao Senhor!”.

Esse chamado permanece, assim como os decretos de Deus e a existência da criação. Passiva ou retoricamente, as coisas criadas ainda revelam e glorificam ao Senhor: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Rm 1.20). Por isso, mais que nunca é necessário que aqueles que podem devidamente ser chamados de “servos do Senhor” se levantem para exaltar seu Deus que os amou, beneficiou e aproximou de si.

Pr. Thomas Tronco

Category:  Reflexões diárias

permalink | post new | clone this | rss feed | blog top »
Text feature this blog entry

     PAST BLOG ENTRIES     

Salmo 147 - Louvor a quem Faz por Merecer
SATURDAY, AUGUST 08, 2020
Posted by: Igreja Batista Redenção | more..
80+ views
O Salmo 147 trata de alguém cujo mérito é indiscutível. Na verdade, Deus é tão merecedor de receber louvores que o salmista faz, por três vezes, um chamado público à...
[ abbreviated | read entire ]
permalink | post new | clone this | rss feed | blog top »


Salmo 146 - O Rei dos Céus e os Reis dos Homens
FRIDAY, AUGUST 07, 2020
Posted by: Igreja Batista Redenção | more..
140+ views
O imperador Lúcio Septímio Severo (145-211) foi um poderoso chefe militar cujos feitos incluíram vencer os partos devolvendo o controle da Mesopotânia aos romanos e reforçar as fronteiras do império ante...
[ abbreviated | read entire ]
permalink | post new | clone this | rss feed | blog top »


Salmo 145 - O Modo de Deus Dirigir seu Reino
THURSDAY, AUGUST 06, 2020
Posted by: Igreja Batista Redenção | more..
140+ views
Faxineiros do prédio da Assembleia Legislativa do Estado norte-americano do Nebraska estavam deixando o trabalho por volta de 1 hora da madrugada quando um dos faxineiros percebeu uma cara nova no grupo. “Que escritórios...
[ abbreviated | read entire ]
permalink | post new | clone this | rss feed | blog top »


Salmo 144 - A Razão da Vitória do Servo de Deus
WEDNESDAY, AUGUST 05, 2020
Posted by: Igreja Batista Redenção | more..
160+ views
Gilbert Lothair Dodds (1918-1977) é o filho de um pastor que saiu do Nebraska para correr a milha mais rápida dos seus dias. Ao final de uma corrida, no Madison Square Garden, a multidão se maravilhou quando pegou o microfone...
[ abbreviated | read entire ]
permalink | post new | clone this | rss feed | blog top »


Salmo 143 - A Lealdade de Deus em Favor do Servo
TUESDAY, AUGUST 04, 2020
Posted by: Igreja Batista Redenção | more..
160+ views
A lealdade é um conceito muito nobre que envolve tanto a fidelidade no cumprimento da responsabilidade pessoal como o amor típico de um amigo verdadeiro. Essa é a qualidade divina enaltecida no Salmo 143, mais um “salmo...
[ abbreviated | read entire ]
permalink | post new | clone this | rss feed | blog top »


Salmo 142 - O Remédio para a Depressão
MONDAY, AUGUST 03, 2020
Posted by: Igreja Batista Redenção | more..
200+ views
Davi passou por momentos de desalento, desencorajamento e até uma pontinha de depressão. Uma dessas ocasiões foi quando se escondeu de Saul em uma caverna, circunstância em que escreveu o Salmo 142: “Salmo...
[ abbreviated | read entire ]
permalink | post new | clone this | rss feed | blog top »


Salmo 141 - Como Agir Longe de Casa
SATURDAY, AUGUST 01, 2020
Posted by: Igreja Batista Redenção | more..
100+ views
O Salmo 141, um “salmo de Davi”, foi escrito em dias em que o salmista estava fugindo de inimigos poderosos com cargos de liderança nacional (v.6), cuja perseguição era ardilosa e determinada (v.9), razão...
[ abbreviated | read entire ]
permalink | post new | clone this | rss feed | blog top »


Salmo 140 - O Aprimoramento que Começa na Tribulação
FRIDAY, JULY 31, 2020
Posted by: Igreja Batista Redenção | more..
200+ views
Davi sofreu várias perseguições injustas, principalmente nos dias de Saul, nos quais os assessores reais faziam intrigas contra o salmista e acirravam o ódio do rei contra ele. Por isso, certa vez, Davi questionou Saul:...
[ abbreviated | read entire ]
permalink | post new | clone this | rss feed | blog top »


Salmo 139 - O Deus que não Conhece Limites
WEDNESDAY, JULY 29, 2020
Posted by: Igreja Batista Redenção | more..
220+ views | 10+ clicks
No funeral de Luís XIV, rei da França (1643-1715) também conhecido como “Luís, o Grande”, a catedral estava repleta de súditos enlutados prestando suas últimas homenagens. O salão...
[ abbreviated | read entire ]
permalink | post new | clone this | rss feed | blog top »

· Page 1 ·  Found: 2093 entries · Jump:  [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 more




Dr. Curt D. Daniel
Jesus, Lover of My Soul

Pulpit Supply 2020
Sunday - AM
Faith Bible Church
Play! | MP3 | RSS


Dr. Andrew Woods
Philippians 001 - Peace Not..

Philippians
Sugar Land Bible Church
Video!Play! | MP4

Dr. James M. Phillips
#1 King James Bible What is..

Dr. Jim on Mission Field
Discover The Word With Dr...
Video!Play! | MP4

Dr. James M. Phillips
Abortion, Crime, Humanity

Systematic Theology 2017
Discover The Word With Dr...
Video!Play! | MP4

Tom Gabbard
KING OF KINGS and LORD OF..

Revelation
Grace Baptist Fellowship
Play! | MP3

Sermon:
Cuando Dios Está Enojado
Mark S. Wisniewski

SPONSOR | 6,800+

SPONSOR




SA UPDATES NEWSLETTER Sign up for a weekly dose of personal thoughts along with interesting content updates. Sign Up
FOLLOW US


Gospel of John
Cities | Local | Personal

MOBILE
iPhone + iPad
MyChurch App New!
Watch
Android
MyChurch App New!
Fire Tablet
Wear
Chromecast TV
Apple TV
Android TV
ROKU TV
Amazon Fire TV
Amazon Echo
Kindle Reader


HELP
Knowledgebase
Broadcasters
Listeners
Q&A
Uploading Sermons
Uploading Videos
Webcasting
2-MINUTE TIPS

NEWS
Weekly Newsletter
Unsubscribe
Staff Picks | RSS
SA Newsroom
SERVICES
Dashboard | Info
Cross Publish New!
Audio | Video | Podcast
Sermon Player | Video
Church Finder | Info
Mobile & Apps
Live Webcasting New!
Solo Sites
Internationalization
Listen Line
Events | Notices
Transcription | PowerClips
Billboards | Biz Cards
Favorites | QR Codes
Online Donations
24x7 Radio Stream
INTEGRATION
Embed Codes
Twitter
Facebook
Logos | e-Sword | BLB
JSON API

BATCH
Upload via RSS
Upload via FTP
Upload via Dropbox

SUPPORT
Advertising | Local Ads
Support Us
Stories
ABOUT US
The largest and most trusted library of audio sermons from conservative churches and ministries worldwide.

Our Services | Articles of Faith
Broadcast With Us
Earn SA COINS! New!
Privacy Policy
Copyright © 2020 SermonAudio.