Radio Streams
SA Radio
24/7 Radio Stream
VCY America
24/7 Radio Stream
1067

CODE #

My Favorite Things
Home
NewsroomALL
Events | Notices | Blogs
Newest Audio | Video | Clips
Broadcasters
Church Finder
Webcast LIVE NOW!
Sermons by Bible
Sermons by Category
Sermons by Topic
Sermons by Speaker
Sermons by Language
Sermons by Date
Staff Picks
CommentsALL -2 sec
Top Sermons
Online Bible
Hymnal
Daily Reading
Our Services
Broadcaster Dashboard
Members Only - Legacy

Pastores da IBR | São Paulo, Brazil
Contact Info | Edit
•  Email  |  Web
www.igrejaredencao.org.br
•  Twitter
•  Facebook
ADDRESS
Igreja Batista Redenção
Av. Gen. Ataliba Leonel, 3780
São Paulo - SP
02242-002
Brasil
Podcast + Codes
SERMONS EMBED | Info
Mobile Apps | Info
•  ROKU TV
•  Apple TV
•  Chromecast
Enjoy sermons from this broadcaster
on a variety of mobile devices.
MyChurch: igrejaredencao | Set
MyChurch Code#: 63668
Our Blog
Older
Newer
Blog
Post+
Search
  
Filter By

Salmo 143 - A Lealdade de Deus em Favor do Servo
TUESDAY, AUGUST 4, 2020
Posted by: Igreja Batista Redenção | more..
400+ views | 110+ clicks
A lealdade é um conceito muito nobre que envolve tanto a fidelidade no cumprimento da responsabilidade pessoal como o amor típico de um amigo verdadeiro. Essa é a qualidade divina enaltecida no Salmo 143, mais um “salmo de Davi”. Ela é manifesta na palavra hebraica hesed, a qual costuma ser associada, inclusive nesse salmo, às palavras fidelidade (’emûnâ) e justiça (tsedaqâ). O contexto do salmo parece encontrar Davi em sua vida pré-monárquica, justamente nos dias em que fugia de Saul e se escondia em cavernas, em rochedos e em locais desérticos. Ele menciona no salmo “lugares escuros” (v.3), possível menção a cavernas, e “terras exauridas” (v.6), provável referência a lugares áridos como o deserto. Seu desejo de andar por um “caminho plano” (v.10), além do óbvio significado de agir corretamente, pode também revelar seu anseio por não mais ter de se esconder em locais acidentados, próprios para esconderijos (v.9). Diante do quadro desfavorável que vivia, cujo risco de morte era sempre presente (v.7), o salmista recorre à lealdade de Deus, baseada na fidelidade para com suas promessas, no amor ao servo e ao seu próprio nome, na graça que justifica os crentes e no caráter justo que não suporta o mal. Com isso, quatro lições ficam registradas para amoldarem nossas próprias atitudes diante do sofrimento e do desalento.
A primeira lição é que a lealdade de Deus é a razão da oração do servo (vv.1-4). O quadro era de grande sofrimento por causa da ferocidade dos seus perseguidores (v.3): “Pois um inimigo me persegue [a fim de] macetar na terra a minha vida. Ele tem me obrigado a habitar em lugares escuros como [acontece] àqueles que há muito morreram”. Ao dizer “um inimigo”, ele pode estar se referindo ao inimigo principal, o rei Saul, ou, figuradamente, a todos os inimigos (vv.9,12) como se fossem um, tamanha a união em torno do intento de persegui-lo. O resultado foi o abatimento de Davi, pois, por mais que fosse corajoso e crente no Senhor, o cansaço e o desânimo começou a tomar conta dele até ao ponto de dizer (v.4): “De modo que falta o fôlego dentro de mim [e] o meu coração está assolado”.
Apesar do impulso natural de desistir de tudo em uma situação assim, Davi não abandona a fé e busca a Deus em oração com uma postura humilde e dependente (v.1): “Ó Senhor, ouve a minha oração e dá ouvidos às minhas súplicas. Responde-me por meio da tua fidelidade e da tua justiça”. Ao dizer “fidelidade” e “justiça”, Davi não quer dizer que Deus lhe devesse alguma coisa. Ao contrário, ele sabe que é pecador e merecedor de juízo, permanecendo diante de Deus simplesmente por seu perdão concedido aos seus servos (v.2): “E não entres em juízo com o teu servo, pois não há, entre todos os viventes, quem seja justo perante ti”. Sendo assim, a lealdade de Deus para com os servos vem da fidelidade das suas promessas — no caso de Davi, a promessa de que seria rei — e na justiça contra o mal — a rejeição de Saul como rei.
A segunda lição é que a lealdade de Deus é a razão da resistência do servo (vv.5-7). Não há como superestimar o sofrimento de Davi depois de observar sua oração e seu estado (v.6): “Estendo a ti as minhas mãos. Minha alma é como uma terra exaurida diante de ti”. A expressão “terra exaurida” serve, ao mesmo tempo, para evidenciar seu sentimento de cansaço extremo e revelar sua carência de Deus assim como a terra seca carece de água — por isso, muitas traduções optam por dizer algo como “minha alma anseia por ti como uma terra exaurida”. Se ele se sentia como uma terra sedenta por água — é também provável que ele tenha passado sede em sua fuga —, também se sentia como alguém sufocado, sem poder respirar (v.7a): “Apressa-te a responder [minha oração], ó Senhor, [pois] me falta o fôlego”. Se o Senhor lhe virasse as costas e a situação piorasse, seria certamente seu fim (v.7b): “Não desvies de mim a tua face de modo que eu seja como os que descem à cova”. Colocando em outras palavras, Davi pede que o Senhor não o rejeite para que ele não venha a morrer nas mãos dos seus inimigos.
É em meio a essa circunstância tão difícil que a lealdade de Deus faz com que o servo cansado resista e continue em frente. Por isso, para seguir em frente, Davi olha para trás (v.5): “Eu recordo os dias passados, medito em todos os teus feitos [e] pondero a respeito da obra das tuas mãos”. Ele não se refere em que feitos de Deus ele meditava, mas duas obras recebem especial atenção dos escritores bíblicos: a criação e o êxodo. A julgar por sua condição contrária e sua necessidade de libertação e vindicação, talvez o êxodo — a libertação de Israel do Egito como evidência da lealdade de Deus à promessa feita ao patriarca (cf. Gn 15.13,14) —, fosse aquilo que ajudava o salmista a resistir à angústia e a prosseguir.
A terceira lição é que a lealdade de Deus é a razão da confiança do servo (vv.8-10). O fato de Deus cumprir seus compromissos e de amar seus servos era um ponto básico da fé de Davi (v.8a): “Pela manhã, faze-me ouvir a tua lealdade, pois eu confio em ti”. A expressão “pela manhã” talvez indique que tal oração fizesse parte das noites do salmista, além da afirmação da sua fé em Deus. Mas não se tratava de uma confiança qualquer, nem de uma declaração interesseira como se fosse uma barganha. Logo após dizer que confiava em Deus, Davi revela uma vida transformada típica não apenas de uma pessoa religiosa, mas de um servo verdadeiro do Senhor, o qual, pela fé, fez uma entrega pessoal e foi justificado por seu Senhor. Esse é o motivo pelo qual, mesmo em condições adversas, Davi se preocupa em agir segundo o ensino de Deus (v.8b): “Mostra-me o caminho pelo qual [devo] seguir, pois a ti elevo a minha alma”. Sua crença envolve aspectos práticos como confiar que Deus o levaria por caminhos seguros na fuga dos inimigos (v.9): “Livra-me dos meus inimigos, ó Senhor. Em ti eu me escondo”. Entretanto, o caminho principal que ele tem em mente é o da justiça, cujo guia é o próprio Espírito do Senhor (v.10): “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus. Que o teu Espírito bondoso me guie por um caminho plano”.
A última lição é que a lealdade de Deus é a razão da esperança do servo (vv.11,12). Esse salmo não é a oração resignada de quem espera morrer. Na verdade, bem longe disso, Davi mantinha plena esperança de sobreviver porque sabia que o santo nome de Deus era o avalista perfeito do cumprimento das promessas que fez (v.11): “Ó Senhor, conserva-me a vida por amor do teu nome. Tira-me do perigo mediante a tua justiça”. Dizer “por amor do teu nome” constitui um apelo à fidelidade do Senhor que nunca falta com sua palavra, nem com a honra que seu nome possui. Por sua vez, a justiça divina trata duramente os pecados dos ímpios a tal ponto que Davi sabia que seus inimigos não sairiam incólumes de todo mal que se empenhavam para lançar sobre o servo de Deus (v.12): “Destrói os meus inimigos por tua lealdade e aniquila todos os meus inimigos, pois sou teu servo”. Se Davi não conhecesse o caráter fiel, justo e leal de Deus talvez não conhecesse também a esperança que de fato tinha do cuidado do seu Senhor.
A boa notícia é que a lealdade de Deus não ficou restrita aos dias do Antigo Testamento. Apesar de a igreja não estar debaixo de todas as promessas e exigências feitas a Israel, ela desfruta da certeza das palavras divinas quanto à salvação pela fé (Jo 3.16,36; At 2.21; Rm 1.16,17), ao perdão de pecados (1Jo 1.9), ao consolo no sofrimento (Jo 14.16; 16.33), à presença constante de Cristo (Mt 28.20), ao direcionamento espiritual (Jo 14.26) e ao futuro glorioso na vida eterna (1Jo 2.25; 5.13). Glórias ao Deus cuja lealdade dura para sempre!
Pr. Thomas Tronco

Category:  Reflexões diárias

post new | clone this | rss feed | blog top »
Text feature this blog entry
Our Blog
Older
Newer
Top



Pastor Simeon Western
The Blood of Christ's Cross

Colossians 1:20-21
Special Meeting
Northside Baptist Church
Play! | MP4 | RSS


Technology, Not Techniques

Shawn Reynolds
Behold Thy Son!, Thy Mother!

Statements of Christ on Cross
Sovereign Grace Church
Play! | MP3

Dr. Sacha Walicord
Why Have You Forsaken Me?

Community Good Friday 2023
7th Reformed Church
Play! | MP3

Sponsor:
John Bunyan Conference

Annual John Bunyon Conf­er­ence disc­uss­ing Progr­ess­ive Cov­ent­al­ism and New Cov­en­ant The
https://ptinct.com/register..

Sponsor:
Start to Finish: Tony Evans Podcast

Feat­ured guests incl­ude Kirk Frankl­in, Tony Dungy, Prisc­illa Shir­er, & more.
https://www.namb.net/podcas..

Sermon:
'For'
Ken Wimer

SPONSOR

SPONSOR



SA UPDATES NEWSLETTER Sign up for a weekly dose of personal thoughts along with interesting content updates. Sign Up
FOLLOW US


Gospel of John
Cities | Local | Personal

MOBILE
iPhone + iPad
ChurchOne App
Watch
Android
ChurchOne App
Fire Tablet
Wear
Chromecast TV
Apple TV
Android TV
ROKU TV
Amazon Fire TV
Amazon Echo
Kindle Reader


HELP
Knowledgebase
Broadcasters
Listeners
Q&A
Uploading Sermons
Uploading Videos
Webcasting
TECH TALKS

NEWS
Weekly Newsletter
Unsubscribe
Staff Picks | RSS
SA Newsroom
SERVICES
Dashboard | Info
Cross Publish
Audio | Video | Stats
Sermon Player | Video
Church Finder | Info
Mobile & Apps
Webcast | Multicast
Solo Sites
Internationalization
Podcasting
Listen Line
Events | Notices
Transcription
Business Cards
QR Codes
Online Donations
24x7 Radio Stream
INTEGRATION
Embed Codes
Twitter
Facebook
Logos | e-Sword | BLB
API v2.0 New!

BATCH
Upload via RSS
Upload via FTP
Upload via Dropbox

SUPPORT
Advertising | Local Ads
Support Us
Stories
ABOUT US
The largest and most trusted library of audio sermons from conservative churches and ministries worldwide.

Our Services | Articles of Faith
Broadcast With Us
Earn SA COINS!
Privacy Policy

THE VAULT VLOG
Technology, Not Techniques
Copyright © 2024 SermonAudio.