Radio Streams
SA Radio
24/7 Radio Stream
VCY America
24/7 Radio Stream

CODE #

My Favorite Things
Home
NewsroomALL
Events | Notices | Blogs
Newest Audio | Video | Clips
Broadcasters
Church Finder
Live Webcasts
Sermons by Bible
Sermons by Category
Sermons by Topic
Sermons by Speaker
Sermons by Language
Sermons by Date
Staff Picks
CommentsALL -41 sec
Top Sermons
Online Bible
Hymnal
Daily Reading
Our Services
Broadcaster Dashboard
Members Only

Pastores da IBR | São Paulo, Brazil
Contact Info | Edit
•  Email  |  Web
www.igrejaredencao.org.br
•  Twitter
•  Facebook
ADDRESS
Igreja Batista Redenção
Av. Gen. Ataliba Leonel, 3780
São Paulo - SP
02242-002
Brasil
Podcast + Codes
•  Apple iTunes | Video
SERMONS EMBED | Info
Mobile Apps | Info
•  ROKU TV
•  Apple TV
•  Chromecast
Enjoy sermons from this broadcaster
on a variety of mobile devices.
MyChurch: igrejaredencao | Set
MyChurch Code#: 63668
Our Blog
Older
Newer
Blog
Post+
Search
  
Filter By

Salmo 128 - Bênçãos de Dentro para Fora
FRIDAY, JULY 10, 2020
Posted by: Igreja Batista Redenção | more..
700+ views
O Salmo 128, tradicionalmente utilizado como uma canção nupcial, tem uma aplicação bem mais ampla que um casamento. Apesar de ter sido composto depois dos dias de Salomão — nos dias desse rei, Jerusalém não sofria com a falta da paz almejada no v.6 —, é muito grande a conexão entre esse salmo e o 127 em termos de “causa e efeito”. O Salmo 127, escrito por Salomão, aponta Deus como causador de todo bem que ocorre aos seus servos, enquanto o salmo seguinte aponta diretamente para os efeitos da sua ação bondosa e soberana. Se no primeiro há a orientação de confiar em Deus, no segundo há o resultado dessa confiança: bênçãos sobre bênçãos. O curioso é notar o sentido em que essas bênçãos são administradas pelo Senhor, fazendo-o do menor para o maior, de dentro para fora, em três esferas sucessivas.
A primeira delas é a esfera pessoal (vv.1,2). O início do salmo tem uma mensagem que, mesmo sendo dirigida à comunidade israelita, guarda características de um chamado pessoal e individual (v.1): “Feliz é todo aquele que teme a Deus, o que anda nos seus caminhos”. Algumas vezes, a ausência da conjunção “e” cumpre meramente uma questão de estilo literário, mas, nesse caso, ela parece ser bem sugestiva. O texto não trata de dois grupos, um que teme a Deus e outro que anda nos seus caminhos. A ausência da conjunção demonstra que as duas descrições tratam do mesmo indivíduo, de modo que temer a Deus significa andar nos seus caminhos. Não há temor sem obediência e vice-versa. Essa qualidade, o temor obediente, não é apenas o objeto do chamado pessoal, mas a razão da bênção pessoal de Deus: a felicidade. Por isso, o salmo proclama: “Feliz é todo aquele que teme a Deus”. Dito assim, percebe-se que o salmo não ignora a aliança entre Deus e Israel, na qual a bênção estava condicionada à obediência: “Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos” (Dt 28.2).
As listas de bênçãos e castigos decorrentes do procedimento de Israel diante da lei de Deus (Lv 26; Dt 28) têm um caráter amplo dentro de tudo que envolve ser uma nação, como produção agropecuária, economia, saúde, política internacional, comércio exterior, defesa militar e soberania territorial. Ainda que essas sejam sempre as preocupações de uma nação, no âmbito pessoal as necessidades são mais específicas, especialmente nas condições dos israelitas dos dias desse salmo. A julgar pelo versículo seguinte, a felicidade do v.1 tinha relação com a condição econômica e com a produção de alimentos para a própria subsistência (v.2): “Tu comerás do trabalho das tuas mãos. Haverá para ti bênçãos e prosperidade” O quadro que se desenrola diante dos nossos olhos é a carestia decorrente de trabalho agrícola infrutífero. Entretanto, Deus teria bênçãos pessoais atreladas ao temor e à obediência na forma de sucesso no labor da terra. Mesmo que o quadro geral fosse complicado, Deus abençoaria os seus tementes.
A segunda é a esfera familiar (vv.3,4). A bênção de Deus, que começa pela transformação pessoal do servo que o busca, passa por uma expansão e atinge a esfera que circunda o fiel: sua própria família. Além de os familiares serem abençoados, agiriam como bênçãos na vida do homem que teme o Senhor. Por isso, a esposa do fiel receberia a ação benéfica de Deus (v.3a): “A tua esposa será como uma videira carregada de frutos no interior da tua casa”. Essa é a imagem de uma esposa que é fonte de prazer a alegria ao seu marido, sendo-lhe fiel e dedicada. É também uma esposa que dá filhos à família, ao que se faz uma menção especial na continuidade do versículo (v.3b): “Os teus filhos serão como galhos de oliveiras ao redor da tua mesa”. Assim como no salmo anterior, a descendência é fruto da bênção de Deus e fonte de felicidade ao agraciado servo do Senhor. Ao tema da fertilidade, o texto acrescenta a ideia da comunhão pintando o quadro de uma mesa com toda a família unida ao redor dela. É claro que essa bênção depende diretamente da anterior — a de âmbito pessoal —, na qual Deus provê alimento não apenas para que o temente se sustente, mas para que possa nutrir toda sua família sem que perca seus filhos pela desnutrição dos dias de fome. A conclusão do salmista a respeito da condição desse homem é enfática (v.4): “Eis que, de fato, o homem que teme ao Senhor será abençoado”.
A terceira é a esfera nacional (vv.5,6). Dizem que “a família é a base de um país”. Nenhuma outra frase caberia melhor nesse ponto do salmo, pois a transformação, que começou no chamado pessoal de servos tementes e que abarcou suas famílias, agora se expande nacionalmente. A fonte dessa bênção, então, recebe uma designação tanto geográfica como teológica. A partir da sua capital nacional, local da presença de Deus entre seu povo, a bênção se espalharia (v.5a): “Que, de Sião, o Senhor te abençoe”. Em sentido geográfico, Sião — ou Jerusalém — representa a restauração nacional que beneficiaria todo o país. Em sentido teológico, Sião abrigava as esperanças não apenas de um rei libertador, mas de um Messias salvador e purificador do remanescente fiel israelita e das nações ao redor do mundo. Dita a fonte da bênção, sua descrição é a seguinte (v.5b): “E que tu vejas Jerusalém em meio à prosperidade [durante] todos os dias da tua vida”. Apesar de a palavra “durante” não estar no texto, ela é necessária para a compreensão de que a ideia não é estar presente dentro de Jerusalém, vendo-a todos os dias. A bênção aqui prevista é a elevação e a permanência de Jerusalém, como sede nacional e religiosa, ao longo da vida dos tementes e das suas descendências (v.6a): “E que vejas os filhos dos teus filhos”. Um modo mais simples de dizer o mesmo é (v.6b): “[Que haja] paz sobre Israel!”.
Do menor para o maior, as bênçãos de Deus se espalharão e tomarão o mundo. Mas esse não é um processo que possa ser interrompido no meio ou que possa ser obtido em módulos. A mensagem oferecida pelo salmo, razão do chamado ao temor obediente, é que Deus realizará sua ampla obra redentora a partir de indivíduos. Na verdade, assim é a salvação do povo de Deus, a igreja de Cristo: um a um. Como o Amazonas, o Senhor chama uma pessoa dentro de uma família, depois outras; depois, um grupo de amigos, de vizinhos. E sua ação redentora se expande até formar igrejas por toda parte. O mesmo ele fará a Israel no futuro a fim de restaurar a descendência de Jacó. Ele mudará, pela fé, o coração de cada um (Ez 36.22), espalhará sua ação até que as pessoas ao redor também conheçam o Senhor (Jr 31.34) e reunirá todo o remanescente israelita espalhado pelo mundo para que, transformado, integre a nação segundo a promessa (Ez 36.24,28).
Portanto, se a partir de indivíduos Deus transformará o mundo, por que os crentes têm menosprezado sua importância dentro do corpo de Cristo e desprezado o chamado ao temor obediente? E se Deus usará as famílias como fonte de bênção para os tementes e para as pessoas de toda parte, que loucura é faltar com a educação bíblica dos familiares e não ensiná-los, pela fé em Cristo, a temer a Deus e dedicar suas vidas para seu louvor! Por fim, lembrando que a graça do nosso Senhor atingirá dimensões nacionais, tremenda falha é deixar de anunciar o evangelho da salvação em Cristo às pessoas que estão ao nosso redor e que fazem parte do nosso País. Muitos crentes deixam de cumprir sua responsabilidade diante de Deus por acharem que o que eles podem fazer é pequeno demais para causar alguma diferença. Eles se esquecem que o grande Amazonas começa em um modesto filete d’água. Esquecem-se que o poderoso Deus realiza sua obra de dentro para fora, salvando pessoas, para salvar famílias, para redimir as nações.
Pr. Thomas Tronco

Category:  Reflexões diárias

post new | clone this | rss feed | blog top »
Text feature this blog entry
Our Blog
Older
Newer
Top


Dr. Jon D. Payne
Recovering Christian Family

The Christian Family
Sunday Service
Christ Church Presbyterian
Play! | MP3 | RSS


Hourly:
Fall of the Gods
Dr. Richard D. Phillips
Second Presbyterian Church
Staff Picks..

Dr. James M. Phillips
Evolution of Catholicism

Dr. Jim on Mission Field
Discover The Word With Dr...
Video!Play! | MP4

Sermon:
Inhabitants of the Abyss
Dr. James M. Phillips

SPONSOR | 6,600+

SPONSOR




SA UPDATES NEWSLETTER Sign up for a weekly dose of personal thoughts along with interesting content updates. Sign Up
FOLLOW US


Gospel of John
Cities | Local | Personal

MOBILE
iPhone + iPad
MyChurch App New!
Watch
Android
MyChurch App New!
Fire Tablet
Wear
Chromecast TV
Apple TV
Android TV
ROKU TV
Amazon Fire TV
Amazon Echo
Kindle Reader


HELP
Knowledgebase
Broadcasters
Listeners
Q&A
Uploading Sermons
Uploading Videos
Webcasting
2-MINUTE TIPS

NEWS
Weekly Newsletter
Unsubscribe
Staff Picks | RSS
SA Newsroom New!
SERVICES
Dashboard | Info
Cross Publish New!
Audio | Video | Podcast
Sermon Player | Video
Church Finder | Info
Mobile & Apps
Live Webcasting New!
Solo Sites
Internationalization
Listen Line
Events | Notices
Transcription | PowerClips
Billboards | Biz Cards
Favorites | QR Codes
Online Donations
24x7 Radio Stream
INTEGRATION
Embed Codes
Twitter
Facebook
Logos | e-Sword | BLB
JSON API

BATCH
Upload via RSS
Upload via FTP
Upload via Dropbox

SUPPORT
Advertising | Local Ads
Support Us
Stories
ABOUT US
The largest and most trusted library of audio sermons from conservative churches and ministries worldwide.

Our Services | Articles of Faith
Broadcast With Us
Earn SA COINS! New!
Privacy Policy
Copyright © 2020 SermonAudio.